segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Varizes quais os Fatores de Risco


* Trombose - pode desenvolver outro tipo de varizes, que são secundárias, levando a úlceras graves das pernas e tem tratamento demorado.

* Gravidez - Pela atuação hormonal e maior pressão do útero no abdómen dificultando o retorno do sangue ao coração permanecendo acumulado nas pernas.

* Aumento Excessivo do Peso - Gera um excesso da gordura que aumenta a pressão abdominal, o que provoca uma pressão exagerada sobre os vasos da pele, comprometendo toda circulação, fora obrigar as pernas a um esforço adicional para sustentar mais peso que o necessário.

* Profissões que Obriguem Ficar de Pé ou Sentado por Muito Tempo - (barbeiros, dentistas, cirurgiões, balconistas, digitadores, etc.) predisposição a ter varizes.

* Atividades que Exijam Permanência Excessiva em uma Determinada Posição - geram dificuldade no processo de retorno do sangue ao coração.

* Uso de Anticoncepcionais Hormonais - principalmente se associados ao fumo. O cigarro prejudica a oxigenação dos tecidos e, consequentemente, enfraquecendo a parede dos vasos (propiciam também celulite).

* Movimentos Feitos com Cargas Muito Pesadas - forçam a musculatura incentivando a dilatação dos vasos (inclui-se a musculação para hipertrofia).

* Sedentarismo - a falta de atividade física predispõe a frouxidão dos tecidos que envolvem e sustentam os vasos facilitando a dilatação dos mesmos.
Sintomas do paciente. As queixas mais comuns são de: Edema (inchação) nos tornozelos; Sensação de peso e cansaço nas pernas; Sensação de “irritabilidade” (inquietação) nnas pernas ao deitar; Dores em queimação; Cãibras noturnas.

Todos esses sintomas se acentuam ao final do dia, sobremodo quando se permanece longas horas de pé ou sentado; no calor; no período pré-menstrual e durante as gestações.
As complicações das varizes são: Manchas ferruginosas nos tornozelos; Eczemas (descamação e coceira); Erisipelas; Varicorragia (sangramento abundante decorrente do rompimento de uma variz superficial); Varicotrombose - inflamação das varizes, formação de coágulo de sangue no seu interior, e Úlcera de estase - ferida, geralmente no tornozelo, decorrente das varizes.

Fonte: Portal em foco

Um comentário: