terça-feira, 20 de setembro de 2011

Mitos e verdades sobre as varizes

O que provoca?
Não há única causa. Podem decorrer de fatores genéticos ou de irregularidades hormonais, gestações múltiplas, uso de pílulas anticoncepcional, obesidade, sedentarismo, etc.

Quais são os sintomas mais frequentes?
Se após longos períodos em pé, a pessoa sentir dores, sensação de peso e cansaço nas pernas, prurido ou cãimbras noturnas deve procurar um angiologista, pois estes são os sintomas mais frequentes de varizes. Com o passar do tempo o quadro pode evoluir para inflamações das veias (febrites), que se caracterizam pelo escurecimento da região próxima ao tornozelo e, nos casos mais graves da doença, evoluir para úlceras de pernas ou tromboses.
 
Tanto as mulheres quanto os homens podem ter varizes?
Sim. As varizes acometem 20% da população, sendo mais frequente em mulheres do que em homens.

As varizes são um problema de saúde ou estético?
Isolados, aqueles vasinhos vermelhos não representam um problema de saúde. Mas, geralmente, eles surgem combinados com veias maiores, já dilatadas e sinuosas. Mesmo que elas não sejam aparentes, se você sente dores, inchaço e ardência nas pernas, vale a pena procurar um médico angiologista.

Atividade física provoca varizes?
Não se pode afirmar que a prática de exercícios físicos, seja ela com o objetivo de perda de peso ou para atividade cardiovascular (aptidão física), provoque ou agrave varizes nos membros inferiores. Ao contrário, as atividades físicas quando bem orientadas, aliviam os sintomas, melhorando o retorno venoso e a atividade da bomba muscular dos membros inferiores. Ginástica de alto impacto deve ser evitada como, por exemplo, prática de halterofilismo. Caminhada, aeróbica, natação (hidroginástica), ballet, etc., são extremamente saudáveis pois ajudam na circulação venosa, melhorando o quadro do paciente com varizes.
 
 
 
 
Subir escada, usar salto, depilar com cera quente, provoca varizes?
Não. Isto não é verdade. O uso de salto alto pode provocar dor nas pernas, por questão de postura, pois tira o eixo da coluna em relação aos membros inferiores. O salto mais recomendado para o portador de varizes é o anabela. Subir escadas ou depilar com cera não provoca varizes.


Qual o papel das meias elásticas nas doenças venosas?
A meia elástica é o melhor tratamento clínico na insuficiência venosa. Quando prescrita corretamente e com a compressão adequada, evita a dor e o inchaço. Toda meia elástica terapêutica tem a sua compressão decrescente do tornozelo para coxa.
 
 
 
É possível tratar as varizes durante a gravidez?
Os médicos recomendam que qualquer tratamento, especialmente o cirúrgico, seja realizado no mínimo três meses depois do parto.


Existem medicamentos capazes de evitar varizes?
Não há provas científicas de que os medicamentos disponíveis atuem nesse sentido. Sua eficácia se restringe a diminuir as dores e o inchaço.


Quais os tipos de tratamento para varizes?
Como toda doença crônica, quanto antes iniciar o tratamento melhor. Há o tratamento clínico que consiste no uso de medicações e/ou o uso de meias elásticas. O cirúrgico, que é o melhor deles, pois é o único que elimina as veias doentes. Pode ser feito com anestesia local ou bloqueio, como por exemplo a raquianestesia. E, finalmente, a escleroterapia que é a secagem dos pequenos vasinhos.


Quando o Laser é indicado para o tratamento das varizes?
O Laser é um grande avanço no tratamento das varizes, sendo indicado no tratamento das microvarizes e das tronculares. Nas microvarizes o laser utilizado chama-se Vasculight, que dispensa o uso da agulha, diminuindo significativamente a dor. Já no tratamento cirúrgico para varizes tronculares, é utilizada uma fibra de Laser dentro da veia doente emitindo raios que reduzem seu calibre. O tempo de recuperação no pós operatório é menor que o da cirurgia convencional.
 
 
 
A cirurgia de varizes é perigosa? E a anestesia?
Todo procedimento cirúrgico envolve riscos. No entanto, a cirurgia de varizes em membros inferiores é uma cirurgia de superfície, feita no momento em que o paciente está em boas condições de saúde (não se opera na urgência). Consequen-temente, o risco operatório é mínimo. Além disso, as complicações causadas por varizes não tratadas, superam e muito qualquer risco operatório. Da mesma forma, as anestesias utilizadas para operar varizes são de risco mínimo.
 
 
Quando a paciente se submete a cirurgia tem de fazer repouso absoluto? E o sol?
Não. O repouso é relativo. Não é necessário ficar acamado todo o tempo e nem é aconselhável. Para cada 2 horas deitado, o paciente deve caminhar em solo plano por 30 minutos, ou seja, pode ir ao banheiro e fazer as refeições normalmente, permanecendo assim de 10 a 15 dias dependendo do porte da cirurgia. O banho de sol está liberado após desaparecerem as manchas, o que geralmente ocorre em torno de 21 a 30 dias depois da cirurgia.


Com quanto tempo pode-se voltar a trabalhar? E a prática de atividade física?
Depende do tipo de cirurgia realizada. Com anestesia local, de 2 a 5 dias, o paciente estará apto a retornar ao trabalho; em alguns casos até antes. Nas cirurgias mais extensas, o repouso domiciliar é, em média, de 15 dias, a contar do dia da cirurgia. Dentro de um mês, pode voltar a praticar a atividade física.


As veias que foram retiradas vão fazer falta?
Não. Elas já não mais cumpriam sua função. Além disso, o sistema venoso superficial de membros inferiores é como uma "rede", ou seja, as veias têm comunicação entre si; quando se retira uma veia do sistema, o sangue passa a circular por outra veia que estava em comunicação com a retirada.


As veias safenas não podem fazer falta numa cirurgia do coração?
Tenta-se sempre que possível preservar as safenas. No entanto, há situações em que ela está muito comprometida e deve ser retirada, mesmo porque ela não teria utilidade para uma cirurgia no coração. Além disso, as veias safenas não são as únicas que podem ser utilizadas nas cirurgias de revascularização cardíaca.


Pode ocorrer o aparecimento de outras varizes e, com o passar do tempo, ser necessário outra cirurgia?
Sim. Quando se operam as varizes, o cirurgião vai retirar apenas as veias varicosas. Nas veias normais, não se mexe. Essas veias, com o passar do tempo, podem se tornar varicosas, pois a tendência de desenvolver varizes está na paciente. O tratamento é contínuo havendo necessidade de visitar o médico especialista, no mínimo, uma vez por ano.


Quando se podem iniciar as aplicações (escleroterapia) ? As aplicações exigem repouso ?
Normalmente, após um mês da cirurgia. Este procedimento (escleroterapia) requer repouso relativo de 12 horas, após 24 horas, retorna-se a vida normal.
 
 
O que fazer para evitar as Varizes?
O aparecimento de varizes é inevitável se a pessoa tem tendência a desenvolvê-las. No entanto, alguns cuidados podem ser tomados, afim de que o paciente conviva melhor com o problema, tais como, por exemplo, evitar o uso continuado de pílulas anticoncepcionais, fazer atividade física regularmente e evitar obesidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário