terça-feira, 4 de outubro de 2011

Fibras e frutas são benéficas na prevenção e no tratamento das varizes.


Uma boa alimentação ajuda combater as varizes.
A dieta deve ser basicamente vegetariana, rica em carboidratos complexos, fibras e alimentos que contenham grandes quantidades de flavonóides, como acerola, uva, amoras, cerejas, amoras azuis e negras etc., o que é benéfico na prevenção e no tratamento das varizes.

Os bioflavonóides (compostos encontrados no reino vegetal, com ação semelhante à vitamina C) são responsáveis pela cor azul-vermelho das frutas. As amoras são fontes muito ricas em flavonóides que melhoram a integridade do sistema vascular.

O consumo de abacaxi (por causa da bromelaína), alho, cebola, gengibre e caiena também é recomendado para as pessoas que sofrem de varizes e outros distúrbios do sistema cardiovascular. “O organismo da pessoa que tem varizes tem menor capacidade de quebrar a fibrina (proteína), que, por sua vez, é depositada no tecido próximo às varizes; então, a pele torna-se mais dura ”empelotada” devido à presença dessa proteína e de gordura.

 A bromelaína, enzima que quebra a proteína, extraída do abacaxi e ananás, tem a propriedade de degradar a fibrina”, conclui Dr. José João Lopes. É importante ressaltar que os alimentos podem prevenir as varizes, mas caso os sintomas persistam é necessário a procura de um médico especializado no assunto.

Fonte: Shovoong.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário