segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Varizes na Gestação


As varizes são dilatações das veias superficiais dos membros inferiores, que ocorrem por um mecanismo de aumento da pressão em seu interior somado a um enfraquecimento, que é herdado geneticamente, da parede da veia. Por assumirmos uma posição ereta, o sangue utilizado pelas pernas deverá subir pelas veias contra a gravidade, sendo impulsionado neste sentido por mecanismos de bombeamento que utilizam a musculatura para baixo.

 Um defeito nestas válvulas ou situações que exijam a permanência prolongada em pé sem se mexer, fazem com que o sangue suba mais devagar, aumentando assim a pressão no interior das veias. Esta situação pode provocar dor, inchaço e o aparecimento daquelas veias saltadas: as varizes- que, para muitos, é uma situação antiestética, mas, na visão do médico, pode trazer complicações como, por exemplo, a flebite.

Esta consiste na coagulação do sangue dentro de uma veia varicosa, já que o mesmo não consegue circular com boa velocidade onde há dilatação. Ao contrário do que muitos pensam, a gravidez não cria varizes do nada, ela piora um problema já existente, provavelmente causado pelos fatores de risco já citados anteriormente. Em muitos casos as varizes são imperceptíveis por estarem bem mais abaixo da pele e por serem ainda pequenas, e como pelo menos 60% dos casos não sentem dor a gestante pode não saber ser portadora de varizes.

Com seu agravamento durante a gestação, fica a impressão que a gravidez as gerou, mas na verdade apenas as agravou. Antigamente aguardavam-se todas as gestações de uma mulher para tratar as varizes. Isso agravava de tal modo a doença varicosa que o efeito estético do tratamento era praticamente ineficaz, ficando manchas indeléveis na pele das pernas. Hoje em dia se diagnosticadas as varizes, por menores que sejam, está indicado o tratamento, mesmo antes da gravidez. assim, seu efeito funcional é melhor e esteticamente têm-se resultados muito mais agradáveis.

O mais importante é que se previne complicações venosas durante a gravidez. Com tecnologias modernas, como o laser e a crioescleroterapia e técnicas avançadas na microextração de varizes, não há desculpas para não tratá-las, já que não há mais sofrimento hoje em dia e a recuperação é muito rápida. Durante a gravidez é comum que se tornem visíveis varizes ou microvarizes, principalmente após o quarto mês, em razão das alterações que acontecem no corpo da mulher.

A causa para o agravamento das varizes está relacionada à ação dos hormônios, necessários para a manutenção da gestação, associada ao peso do bebê. " A pressão que o útero gravídico exerce sobre a veia cava (veia que passa ao lado da coluna vertebral, levando sangue venoso de volta ao coração) é um obstáculo para a circulação de retorno venoso, que se acumula e dilata os vasos sangüíneos dos membros inferiores. Grandes quantidades de estrogênio e progesterona apresentam efeito vasodilatador", revela Dr. Marcio A. Steinbruch, angiologista.

Todas essas alterações no sistema circulatório associado à retenção hídrica são responsáveis pela sensação de cansaço e inchaço nas pernas durante a gestação. "A partir do segundo trimestre de gestação, o volume de sangue da gestante aumenta". O tratamento das varizes só deve ser iniciado após o parto. Mas é possível tomas algumas medidas preventivas para controlar este problema durante a gestação. É importante fazer atividade física leve, como hidroginástica e caminhada, evitar ao máximo excesso de pressão sobre suas pernas, não ficar muito tempo em pé, colocar as pernas ligeiramente elevadas ao sentar para facilitar a circulação sanguínea de retorno, usar meias elásticas e controlar o ganho de peso", alerta o especialista.

Entre 60 e 90 dias após o parto, o corpo da mulher terá voltado quase ao normal e as varizes tendem da diminuir. "No entanto, uma grande quantidade de gestantes que tiveram veias dilatadas nos membros inferiores durante a gravidez permanecerá com o problema em algum grau tendo necessidade de tratamento". Após 30 a 60 dias já se pode instaurar o tratamento das varizes (seja ele qual for: clínico ou cirúrgico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário