sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Entenda mais as varizes


A circulação venosa dos membros inferiores corre por dois sistemas: o superficial e o profundo. O sistema superficial pode ser visto olhando as pernas e é constituído por dois troncos principais: a veia safena interna que os cirurgiões retiram quando fazem a cirurgia cardíaca de ponte-safena e a safena externa.

A primeira corre pela lateral interna da coxa e da perna, passa pelo tornozelo e alcança o hálux, o dedo grande do pé. Nela deságua o sangue recolhido por uma rede superficial de veias que funcionam como seus afluentes. A safena externa passa pela parte posterior do tornozelo e da perna e sobe até chegar na região inguinal.

O sistema profundo é invisível porque está dentro dos músculos. É um sistema importante porque por ele caminham 90% do sangue recolhido nos membros inferiores para ser oxigenado nos pulmões.

Esses dois sistemas não são estanques. A comunicação entre um e outro é exercida pelas veias perfurantes, assim chamadas porque atravessam a fáscia e o músculo até cair no sistema venoso interno.

As veias conseguem impulsionar o sangue para cima, contrariando a lei da gravidade, porque são dotadas de válvulas, estruturas que se fecham depois que o sangue passou por elas, impedindo seu retorno.

Quando as válvulas apresentam um defeito qualquer, perdem a elasticidade e o peso da coluna de sangue que está em cima força o escape de sangue para baixo. Esse aumento de pressão por insuficiência de contensão das válvulas faz com que as veias se dilatem progressivamente, formando as varizes.


Calógero Presti – É nos membros inferiores que existe maior dificuldade para o retorno do sangue, uma vez que ele flui contra a gravidade. Um sistema de válvulas no interior das veias facilita esse retorno. Depois que o sangue é impulsionado para cima, as válvulas se fecham para que ele não volte.

Com o tempo, o trabalho contínuo contra a gravidade provoca desgaste dessas estruturas, a pressão nas veias aumenta na perna e, consequentemente, elas dilatam. É essa dilatação das veias que recebe o nome de varizes.

É fácil entender, então, por que são incomuns as varizes nos membros superiores. Neles, o sangue flui espontaneamente, sem pressão muito elevada no retorno, porque os braços estão na altura do coração.

Importante destacar que o ortostatismo, ou seja, a capacidade de ficar na posição ereta, é o responsável pela formação de varizes. Animais quadrúpedes não têm varizes, porque não ficam eretos e a pressão sanguínea do lado direito do coração é mais ou menos igual à das extremidades. Com o homem é diferente. Com o passar do tempo, o desgaste do sistema valvular ocorre, porque ele é bípede e fica em pé.

Em certas pessoas, há tendência familiar para o desenvolvimento de varizes. O tecido que constitui a válvula é geneticamente mais fraco, perde a elasticidade e a veia dilata mais facilmente.



Fonte: Site Drauzio Varella