terça-feira, 27 de setembro de 2011

Varizes X Menopausa


Por volta dos 50 anos, a mulher passa pelo período da menopausa. Nessa fase pode haver o surgimento das varizes, já que há muitas mudanças hormonais, uma das principais causas do problema. Mesmo mulheres sem antecedentes poderão desenvolvê-las nesse período, ficando evidente as conseqüências da vida sedentária.

Muitas mulheres deixam de se exercitar quando ficam mais velhas e passam muito tempo sentadas,o que acaba forçando as veias,que já foram exigidas nos anos anteriores da vida.Daí a importância da atividade física que,no período da menopausa,tem a vantagem de contribuir ainda para a prevenção da osteoporose.

Cada vez mais,recomenda-se a musculação nessa fase.
Outro fator propício para o aparecimento das varizes na menopausa é o ganho de peso, conseqüente da perda da massa muscular e do aumento da massa de gordura.Além disso,grande número de mulheres faz reposição hormonal.ás vezes contra-indicada quando há histórico de varizes,pois a possibilidade de agravá-las é muito grande.

As orientações para se prevenir são as mesmas: Atividade física, alimentação saudável, controle do peso e ingestão de água.

O que causa as varizes

Sobrepeso: As pernas grossas requerem uma maior circulação sanguínea por parte das artérias, que tem que ser drenado depois pelas veias, o que favorece a sobrecarrega das mesmas.

A gravidez: A gravidez (sobretudo nas últimas semanas) e a gestação são as causas mais frequentes na aparição de varizes em mulheres, já que conforme o gravidez se vai se desenvolvendo irá aumentando a pressão nas veias da zona dificultando assim a circulação de retorno ao coração.

A menopausa: Os mudanças hormonais típicos da menopausa também provocam varizes.

Pressão arterial alta: Uma tensão arterial alta (que por sua vez é provocada pela obesidade) é outra das principais causantes do aparecimento de varizes.

Vestir roupas e/o calçados muito ajustados: A roupa deve ser ampla, suave e que esteja constantemente ventilando-se. Qualquer prenda que se ajuste demasiado a perna (meias, ligas, faixas, etc.) dificultando a correcta circulação sanguínea é algo que convém evitar a todo custo se tem varizes ou propensão a elas.

Uso de anticonceptivos ou drogas hormonais: O uso de anticonceptivos provoca retenção de líquidos, além de favorecer de modo específico a falha das válvulas das veias reticulares. Milhares de mulheres notam como as mudanças hormonais que experimentam ao longo do ciclo variam a morfologia de suas veias, coincidindo muitas delas que o momento em que començaram a desenvolver as primeiras “veias de aranha” superficiais foi quando começaram com a toma de anti-conceptivos.

Sedentarismo: A bomba impulsora do retorno venoso se compõe da base plantar e dos músculos das pernas, e como o sedentarismo não favorece a contracção muscular nem coloca em funcionamento a base plantar por não haver nenhuma actividade, é provocado um estancamento do sangue e uma sobrecarga valvular de maiores proporções, o que sem dúvidas facilita enormemente a aparição das varizes.

Trabalhar ou permanecer de pé durante longos períodos: Do mesmo modo em que sucede com o sedentarismo, nos trabalhos de pé prolongados (e por extensão, permanecer de pé durante muito tempo em qualquer circunstância) há pouco exercício muscular, além de que o sistema de retorno deve trabalhar sempre contra a gravidade, dada a posição.

Factores hereditários: Se seus pais ou avós padeceram de varizes, é muito provável que você também as sofras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário