segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Vasinhos e varizes qual o melhor tratamento


O corpo humano é composto por veias de diferentes calibres. Os vasos são problemas nas estruturas menores e as varizes, nas maiores. “É como uma árvore, que tem troncos de diferentes tamanhos, mas com a mesma finalidade”, explica Calógero Presti, presidente da regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
“Alguns casos não são considerados problemas graves de saúde”, avalia o cirurgião vascular. Mas muitas mulheres lotam os consultórios atrás de uma perna lisa e sem marcas. O tratamento correto para cada caso vai depender da avaliação de um médico vascular. “Quando a pessoa procura pelo tratamento, não é o método que vai ser usado o mais importante, mas sim o profissional”, alerta Calógero.
Depois dos mitos e verdades sobre esse desagradável problema, o Delas foi atrás das principais armas que os especialistas têm nessa área. Confira.
Cirurgia
A operação é o método mais seguro no tratamento de varizes de grosso calibre e, ainda hoje, o que oferece menos riscos. Os médicos “desligam” a veia doente em dois pontos, retirando-a em seguida. A cirurgia não exige muitos dias no hospital e a recuperação pode levar de uma a três semanas, dependendo do caso.
Escleroterapia química
Tratamento mais indicado para pequenos vasos. O médico injeta uma substância no interior da veia doente, forçando a circulação a ser feita pelas veias próximas.
Crioescleroterapia
Semelhante à escleroterapia química, com uma diferença: a temperatura da substância injetada é de 40 graus negativos. O frio intenso destrói as paredes internas do vaso, que desaparece sob a pele. Não é preciso internação e é indicado para vasos e varizes pequenas.
Espuma esclerosante
O método é muito usado na Europa, mas chegou ao Brasil há aproximadamente dois anos. Os médicos injetam uma substância tipo mousse, uma mistura de líquido e ar, que desativa a veia doente. O procedimento é realizado com a ajuda de um aparelho de ultra-som. “Esse método pode ter complicações severas. O ar pode ficar na veia”, alerta o cirurgião vascular Paulo Guimarães. “O ar que está na espuma pode atravessar de um lado para o outro, causando até alterações no cérebro”, reforça Calógero Presti.
Laser
Nesse procedimento, as veias são queimadas por meio do aumento da temperatura, mas não removidas. Não há corte, nem sangramentos. Os médicos inserem uma pequena agulha que libera o laser enquanto percorre a veia doente, que perde sua função. “Esse procedimento pode danificar as estruturas próximas, ou seja, pode manchar a pele”, alerta o cirurgião vascular Paulo Guimarães. É indicado para veias difíceis de serem removidas ou pacientes que não possam passar por uma cirurgia.
Radiofrequência
Método muito semelhante ao laser, este gera um aquecimento menos perceptível ao paciente. O procedimento é muito recente no País: foi lançado em abril de 2009, no congresso internacional de cirurgia vascular.
Não quer ter que passar por nenhum desses tratamentos? Confira as dicas para reduzir as chances do aparecimento de vasos e varizes:
• Controle o peso: a obesidade contribui para o aparecimento das varizes

• Evite banhos muito quentes e sauna, o calor ajuda a dilatação das veias

• Alimente-se com pouco sal. O excesso desse ingrediente causa retenção de líquidos

• Repouse 30 minutos com as pernas levantadas. “Não precisa ser muito levantada, uma almofada em cima de um banco, por exemplo, já ajuda”, relata Paulo Guimarães

• A meia-calça é indicada em alguns casos, mas somente um médico vai poder avaliar e dizer o que é melhor para cada paciente

• Movimente-se! Faça mais exercícios, ande mais e alongue-se

• Evite saltos altos, eles prejudicam a circulação do sangue.

Fonte: IG Delas

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Pernas bonitas para o verão


O verão é uma estação onde podemos usar e abusar de saias, vestidos e bermudas. Mas para isso, é preciso estar com as pernas bem cuidadas. O segredo para ter pernas bonitas começa com atenção a alguns problemas. Os fatores que contribuem com o aparecimento de varizes e vasinhos são o tabaco, a obesidade, ficar muito tempo em pé ou sentada, sedentarismo e má alimentação. Para ter pernas lisinhas e macias e ainda ativar a circulação, é importante fazer esfoliação e hidratação regularmente.


Ter uma boa alimentação também é fundamental para ficar bonita e saudável. Existem alguns alimentos que ajudam a combater a flacidez das pernas e melhorar a elasticidade da pele. São as frutas oleaginosas como, nozes, castanhas e amêndoas, as frutas vermelhas como framboesa, morango e amora. Alguns vegetais como o brócolis, a couve e as proteínas presentes nas carnes vermelhas, nas carnes brancas, na clara de ovo e nos peixes ricos em omega três como atum, sardinha e salmão são muito importantes.


Hábitos simples do dia-a-dia, como trocar o elevador pela escada, fazer uma caminhada de 10 minutos e andar de bicicleta, também ajudam a fortalecer as pernas. Os vasos e varizes causam desconforto para qualquer mulher, as pernas ficam cansadas, inchadas e doendo. Se não forem tratadas logo, podem causar sérios problemas de saúde como flebite e trombose. O que pode agravar este problema é o uso de anticoncepcional ou reposição hormonal, ficar muito tempo em pé ou sentada ou usar salto muito alto. Para amenizar o incômodo, com auxílio de almofadas, deite com a barriga e pés para cima e coloque as pernas de um modo que fiquem mais altas que o coração, isso ajuda na circulação.


Tratamentos estéticos como escleroterapia e laser ajudam a diminuir os vasos e varizes. A escleriterapia é feita com aplicações de substâncias que secam os pequenos vasos, enquanto o laser destrói os vasos com o calor, sem causar danos. Esses tratamentos podem causar um pouco de dor, mas valem a pena, pois os resultados são positivos e bastante visíveis.


As celulites e estrias são o que mais incomodam nas mulheres, mas já existem tratamentos estéticos que deixam as pernas firmes e ajudam a drenar o líquido retido no corpo, evitando a flacidez, dando firmeza e elasticidade na pele. A musculação se realizada com a ajuda de um profissional, também é muito procurada para deixar as pernas mais definidas.


Outras dicas para ter pernas bonitas

- Deixar cair água fria sobre o tornozelo e a panturrilha após o banho quente também favorece na circulação.
- A depilação definitiva é um ótimo tratamento para quem quer se livrar de uma vez dos pelos indesejáveis nas pernas. Garante conforto e praticidade para a mulher que quer se sentir bem a todo momento.
- A sauna facilita na renovação da pele, abre os poros, ajudando na remoção de pelos encravados e facilitando a hidratação.
- A drenagem linfática ajuda a diminuir o inchaço nas pernas em dias muito quentes.
- Aplicar protetor solar nas penas sempre que forem expostas ao sol em excesso evita que a pele fique opaca e com descamação.


terça-feira, 18 de outubro de 2011

Pessoas sedentárias correm mais riscos de terem varizes


Pesquisas da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que em cada cinco adultos, um sofre de varizes.


Os especialistas acreditam que as
varizes são um dos preços que o homem paga ao próprio organismo por andar sobre dois pés.

O sistema venoso do ser humano - por onde correm cerca de 7 mil litros de sangue todos os dias não está dimensionado para funcionar tanto tempo em pé.

As mulheres têm a seu favor a vaidade, um ponto positivo para se evitar a evolução da doença. Já os homens, nem tão preocupados com a estética, deixam o problema evoluir e, invariavelmente, tornam-se os casos mais graves. Nas mulheres, o uso de pílulas anticoncepcionais e a gravidez são considerados fatores de risco; nos homens, as causas mais freqüentes são a vida sedentária e/ou longos períodos em pé.

Os primeiros sinais das
varizes são o edema no tornozelo e a sensação de peso nas pernas. As veias costumam dilatar-se, o fluxo do sangue torna-se mais lento, e surgem manchas e riscos azulados ou avermelhados. Isto acontece porque as pessoas apresentam perda da função das válvulas internas existentes dentro das veias que direcionam o sangue.

Enquanto as artérias distribuem o sangue pelo organismo, as veias fazem o caminho inverso em direção ao pulmão, onde o sangue é oxigenado. Se a pessoa fica muito tempo em pé, anda pouco, tem excesso de peso, ou uma predisposição familiar para a dilatação vascular, o sistema fica sobrecarregado e o organismo encontra dificuldades para cumprir esta função.

Casos mais graves
A maior parte das pessoas tem problemas nas veias superficiais aquelas que mais se dilatam e se tornam visíveis sob a pele quando algo vai mal com o sistema circulatório.

São as chamadas
varizes primárias. Já as veias profundas, protegidas por feixes de músculos, quando afetadas, têm entre as suas causas problemas ortopédicos, tromboses e anomalias anatômicas.

Além da impressão de peso nas pernas e dos edemas no tornozelo provocados pelo acúmulo de líquidos, os que sofrem de
varizes costumam sentir coceira nas pernas no sentido do trajeto das veias, principalmente após permanecer muito tempo em pé.

Os casos mais graves estão sujeitos a evoluir para processos inflamatórios como "flebites", (inflamações nas paredes das veias) e "tromboflebites" (flebite associada à
trombose do vaso), que causam fortes dores locais.

O
edema constante leva à diminuição do aporte de sangue à pele, pode provocar a destruição do tecido (com formação de úlceras varicosas) e tornam a pele fina e ressecada. Esses problemas, mesmo quando afetam apenas as veias superficiais, podem terminar por atingir as veias do sistema profundo quando não são tratados.

Prevenção e Tratamentos
Para as pessoas que, por imposições profissionais, ficam a maior parte do dia em pé, recomenda-se que coloquem as pernas elevadas por quinze minutos, antes do almoço e no final da tarde.

As mulheres devem evitar o uso de pílulas anticoncepcionais por longos períodos e usar meias elásticas com indicação médica. Deve-se evitar esforços exagerados, como carregar muito peso.

Por outro lado, os exercícios praticados com moderação, como caminhada e natação, previnem a sobrecarga do sistema vascular.

Os sinais e sintomas das
varizes são sensações de cansaço, peso, desconforto e queimação nas pernas, acompanhada de edema no tornozelo.

O problema também pode ser detectado quando houver falta de firmeza nas pernas, dor na sola dos pés e câimbras. Para os casos mais graves, principalmente quando as veias profundas estão dilatadas. O tratamento mais eficaz é a cirurgia.

Nos casos de menor gravidade pode ser feita a micro-cirurgia, um pequeno corte na pele por onde a veia é puxada com uma agulha especial. O método usa
anestesia local e dispensa pontos. Para as vênulas superficiais, também chamadas de microvarizes, existe um tratamento estético realizado em consultório e chamado escleroterapia.


Fonte: Boa Saúde

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Varizes quais os Fatores de Risco


* Trombose - pode desenvolver outro tipo de varizes, que são secundárias, levando a úlceras graves das pernas e tem tratamento demorado.

* Gravidez - Pela atuação hormonal e maior pressão do útero no abdómen dificultando o retorno do sangue ao coração permanecendo acumulado nas pernas.

* Aumento Excessivo do Peso - Gera um excesso da gordura que aumenta a pressão abdominal, o que provoca uma pressão exagerada sobre os vasos da pele, comprometendo toda circulação, fora obrigar as pernas a um esforço adicional para sustentar mais peso que o necessário.

* Profissões que Obriguem Ficar de Pé ou Sentado por Muito Tempo - (barbeiros, dentistas, cirurgiões, balconistas, digitadores, etc.) predisposição a ter varizes.

* Atividades que Exijam Permanência Excessiva em uma Determinada Posição - geram dificuldade no processo de retorno do sangue ao coração.

* Uso de Anticoncepcionais Hormonais - principalmente se associados ao fumo. O cigarro prejudica a oxigenação dos tecidos e, consequentemente, enfraquecendo a parede dos vasos (propiciam também celulite).

* Movimentos Feitos com Cargas Muito Pesadas - forçam a musculatura incentivando a dilatação dos vasos (inclui-se a musculação para hipertrofia).

* Sedentarismo - a falta de atividade física predispõe a frouxidão dos tecidos que envolvem e sustentam os vasos facilitando a dilatação dos mesmos.
Sintomas do paciente. As queixas mais comuns são de: Edema (inchação) nos tornozelos; Sensação de peso e cansaço nas pernas; Sensação de “irritabilidade” (inquietação) nnas pernas ao deitar; Dores em queimação; Cãibras noturnas.

Todos esses sintomas se acentuam ao final do dia, sobremodo quando se permanece longas horas de pé ou sentado; no calor; no período pré-menstrual e durante as gestações.
As complicações das varizes são: Manchas ferruginosas nos tornozelos; Eczemas (descamação e coceira); Erisipelas; Varicorragia (sangramento abundante decorrente do rompimento de uma variz superficial); Varicotrombose - inflamação das varizes, formação de coágulo de sangue no seu interior, e Úlcera de estase - ferida, geralmente no tornozelo, decorrente das varizes.

Fonte: Portal em foco

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Tratamento de varizes, quais os tipos?


O melhor tratamento é a prevenção. Hábitos saudáveis como praticar esportes, exercícios aeróbicos, caminhadas ou ciclismo ajudam muito.

Quando devo tratar?
Geralmente as varizes costumam aparecer dos 25 aos 30 anos dependendo da pessoa. Já os conhecidos vasinhos avermelhados podem aparecer bem antes.Para se prevenir de complicações, visite um especialista para que ele possa avaliar sua circulação e lhe auxiliar
a ter uma vida mais saudável.

Tratamento cirúrgico e a laser
O tratamento cirúrgico de varizes pode ser convencional ou a laser. Os dois métodos são eficientes e eliminam o problema. Porém com o avanço da tecnologia o tratamento a laser tem vantagens. Além de eliminar as veias doentes, no caso de uma cirurgia envolvendo a veia safena não é necessário removê-la. Outra grande vantagem da cirurgia a laser é o tempo de recuperação no pós-operatório, que é menor que o da cirurgia convencional, podendo voltar as atividades normais entre 1 ou 2 dias, além de diminuir significativamente a dor da recuperação.

Anestesia
A cirurgia pode ser feita com anestesia local ou bloqueio, dependendo do porte da cirurgia.

Tratamento sem cirurgia
Existe também o tratamento de varizes sem cirurgia, conhecido como a escleroterapia ou esclerose com espuma, que é a secagem dos pequenos vasinhos, o médico faz aplicações de medicamentos esclerosantes nas veias prejudicadas através micro-agulhas, isso faz com que ocorra um endurecimento e obstrução do fluxo sanguíneo no local. Com essa obstrução o sangue volta a fluir por outras veias saudáveis, sumindo com o aspecto das varizes ou vasinhos.


Cirurgia de Varizes
Método recomendado para tratamento da veia safena.

Escleroterapia
Depende do calibre da veia prejudicada e as aplicações variam de acordo com a quantidade de vasinhos ou microvarizes.

Quais os sintomas das varizes?
Na maioria das vezes a queixa principal é estética, as veias ficam dilatadas, tortuosas e muito visíveis na região dos pés. Veja que o problema de varizes vai bem além do quesito estético, os principais sintomas que prejudicam seriamente a saúde são:

• Dores nas pernas

• Câimbras

• Queimação nas pernas e planta dos pés;

• Inchaço, especialmente nos tornozelos ao final do dia;

• Coceiras leves e constantes;

• Cansaço ou sensação de fadiga;

• Sensação de peso nas pernas;

• Presença de veias azuladas e muito visíveis abaixo da pele;

• Agrupamentos de finos vasos avermelhados;

Se você sente algum destes sintomas marque uma consulta com Angiologista Especialista no assunto. Ele poderá lhe orientar e avaliar sua circulação.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Pernas cansadas por causa das varizes? Siga estas recomendações!!


As varizes têm origem genética e necessitam de tratamento médico especializado.

A causa mais comum do surgimento de varizes é uma tendência genética a um enfraquecimento das veias, principalmente em mulheres.

Existem recomendações básicas e importantes a serem seguidas:


- Evite ficar em pé por longos períodos e use sapatos adequados.

- Se suas pernas estiverem inchadas, mantenha-as em posição elevada durante a noite, e durante o dia, sempre que possível.

- Massageie suas pernas com uma ducha, principalmente os pés e a panturrilha (barriga da perna), com água não muito fria 4 x ao dia, quanto maior for o efeito da ducha melhores serão os resultados.

- Faça uma massagem leve e suave com a ponta dos dedos todos os dias com as pernas levemente elevadas, faça isso diariamente por 6 meses, após esse período o intervalo pode ser 1 vez por semana.

- Caminhe, ande de bicicleta. Evite esportes e atividades que exijam movimentos muito bruscos.

- Beba 2 litros de água por dia e mantenha seu peso dentro do normal.

- Sempre que possível evite se expor a temperaturas elevadas. Procure ambientes frescos e arejados. Saunas, banhos quentes são locais pouco apropriados para quem tem varizes.

- Não ingira anticoncepcionais sem a antes consultar seu médico.

- Use meias elásticas - é um tratamento simples e eficiente. Através da pressão das meias elásticas, as veias são comprimidas, fechando as válvulas suas válvulas e normalizando o retorno venoso, trazendo assim, alívio a dor e ao desconforto das pernas, além de promover o desaparecimento dos edemas.

Seu médico lhe indicará o tipo mais adequado para seu caso.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Fibras e frutas são benéficas na prevenção e no tratamento das varizes.


Uma boa alimentação ajuda combater as varizes.
A dieta deve ser basicamente vegetariana, rica em carboidratos complexos, fibras e alimentos que contenham grandes quantidades de flavonóides, como acerola, uva, amoras, cerejas, amoras azuis e negras etc., o que é benéfico na prevenção e no tratamento das varizes.

Os bioflavonóides (compostos encontrados no reino vegetal, com ação semelhante à vitamina C) são responsáveis pela cor azul-vermelho das frutas. As amoras são fontes muito ricas em flavonóides que melhoram a integridade do sistema vascular.

O consumo de abacaxi (por causa da bromelaína), alho, cebola, gengibre e caiena também é recomendado para as pessoas que sofrem de varizes e outros distúrbios do sistema cardiovascular. “O organismo da pessoa que tem varizes tem menor capacidade de quebrar a fibrina (proteína), que, por sua vez, é depositada no tecido próximo às varizes; então, a pele torna-se mais dura ”empelotada” devido à presença dessa proteína e de gordura.

 A bromelaína, enzima que quebra a proteína, extraída do abacaxi e ananás, tem a propriedade de degradar a fibrina”, conclui Dr. José João Lopes. É importante ressaltar que os alimentos podem prevenir as varizes, mas caso os sintomas persistam é necessário a procura de um médico especializado no assunto.

Fonte: Shovoong.com